A vida começa diariamente. Alguns dias ela parece mais banal do que outros, especialmente porque se mostra semelhante a muitos momentos já vivido antes. Mas, em certas situações, algumas novidades ou surpresas aparecem.
Tenho escolhido, a cada ano que passa, experimentar o que vem da vida, no lugar de tentar escolher o que eu gostaria dela. Noto que o meu desejo é muito mais ligado nisso, até porque nem sempre aquilo que escolhemos nos satisfaz ou é para nós.
Essa consciência foi despertada com a meditação. Todos que praticam dizem que é assim, que você fica desperto para a vida, para o mundo. Mas quem não pratica, ou não capta como o processo funciona, geralmente fica esperando encontrar um holofote na situação, quando na realidade, o que aparece, é uma pista.
Há alguns anos, eu e uma amiga estudamos. Sim, só isso, estudo. Temas variados, assuntos que compartilhamos o interesse, amizade criando raízes e se desenvolvendo, e muitas ideias. Isso é algo relativamente frequente na minha vida desde sempre, ter parceiros de interesses e de estudos. O trabalho geralmente diminui as possibilidades de encontros e manutenção desse tipo de relação, mas eu consegui levar isso, porque gosto de gente e de descobertas.
Para começar o ano, esse 2019 que não sabemos ao certo para onde seguirá, visto que a paranoia nos empurrou para o sombrio, essa amiga resolveu organizar uma Sociedade Literária. Temos notícias de que em muitos momentos, a sobrevivência do pensamento vem através de reuniões em torno das letras. O objetivo é esse o mesmo, de todos esses grupos de leitura: ler e discutir algum tipo de tema. O dela, nosso, é a Comida. Já estávamos nessa investigação há um tempo e agora unimos paixões, comida e livros. Devorar cada um desses alimentos pode ser a coisa mais deleitosa que existe.O nome não poderia ser outro, já que é o lugar onde ela se encontra hoje: Sociedade Literária Pão com Manteiga.
O plano foi esse, reunir pessoas em torno da mesa, com seus livros, cabeças e línguas afiados. A comida não podia faltar e veio maravilhosamente através das suas mãos e capricho, num café-da-manhã adoravelmente delicioso. Conhecidos e desconhecidos se encontraram. A maioria de mulheres, algo costumeiro nessa nossa terra brasilis. Ali, o que vale é a potência feminina, fomentadora e revolucionária, que sabe como se amalgamar. Claro, homens são benvindos, jamais estaremos em uma guerra dos sexos. Harmonia, acolhimento, trocas frutíferas, novas amizades.
Essas reuniões nos levarão para algum lugar, afinal, todo passo dado nos desloca de um ponto a outro. Mas para onde é que vamos, isso ninguém sabe. No entanto, na minha disposição otimista e curiosa, tanto faz, pois em é lá mesmo que chegaremos, todas juntas, ou cada uma no seu tempo, ritmo e desejo.
Começamos com um livro simpático e otimista, leve para uma manhã de sábado ensolarado de verão. 'A Sociedade Literária e a torta de casca de batata'. E hoje, acordei ainda com uma dúvida, uma pergunta feita por uma das participantes do grupo, "das cartas lidas nesse romance, qual é a que você mais gostou?" Em torno da minha mesa, reflexiva, degustando uma nova composição para o meu desjejum, busco essa resposta.
Achei minha carta favorita!
Me vejo nos personagens de Sidney e Sophie, irmãos e interlocutores de Juliet, personagem principal. Sophie, amiga desde sempre. Acolhedora, garantia de segurança, porto seguro caso ela precise. É ela que vai saber das intimidades e segredos. E Sidney, irmão de Sophie, a parte ativa da dupla dinâmica, amigo que viabiliza as ideias e ainda cria junto, definindo uma parceria produtiva.
Porém, personagens principais trazem traços com os quais nos identificamos. Então, escolhi uma carta especial de Juliet para Dawsey, com a marca de que um detalhe estabelece uma relação. Relações são jogos. Táticas e estratégias ativadas para definir como funciona uma dupla. É interessante perceber que ele faz o primeiro movimento sempre, mas de forma tão suave, que nem sempre isso fica claro. Mas daí, ela sabe exatamente por onde caminhar.
Boa leitura!
clique na imagem para vê-la em destaque