quarta-feira, 8 de maio de 2024

O Mal-estar na cultura revisitado

 


Fiquei muito contente com o convite de Lúcia Santaella para fazer parte do grupo de autores que compõem esse livro e estão pesquisando sobre a cultura na atualidade.
Com o texto, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Algumas reflexões sobre a sedução e a angústia a partir do filme O homem Ideal, produzido para a conclusão da pesquisa sobre Angústia e Sedução, realizada no Instituto Vox, entre 2021 e 2023, faço minha participação nessa coletânea.

Num breve resumo, esse trabalho que realizei pretende apresentar a relação do sujeito no espaço erótico-relacional em tempos de relacionamentos atravessados pela tecnologia e pela robótica.
O campo da sedução, fundamental para o despertar do desejo e da vivência de fantasias eróticas, modulado pela angústia, ainda funcionaria na relação com as máquinas?
O filme 'Ich bin dein meinsch', (Eu sou seu humano / eu sou sua pessoa), traduzido por I am your man, e no Brasil, O homem ideal, da diretora Maria Schrader, me serve para algumas reflexões acerca desse tema.

Venham ao lançamento, comprem o livro, leiam o texto.





Nenhum comentário: